quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Pequeno e despojado!

A medida é enxuta, mas o efeito da decoração é impactante. Com aproximadamente 55 m², esse apê em São Paulo nasceu do estilo despojado e jovem de seus moradores. Na lista de pré-requisitos passados ao arquiteto José Ricardo Basiches, que assina o projeto, constavam as palavras arrojado, integrado, com vibração e qualidade de vida. Além disso, a funcionalidade, a praticidade e o aconchego também não poderiam ser deixados de lado. Apesar dos desafios da metragem reduzida o arquiteto conseguiu contornar esse problema e ainda atender a todas as exigências - hoje o apartamento parece bem maior do que de fato é.

Com jeito de loft, o imóvel já favorecia a harmonia e a conexão entre os cômodos, tanto que até o banheiro perdeu algumas paredes e ganhou fechamentos mais leves de vidro. Em busca de um projeto acessível, coeso e que tirasse proveito dos espaços disponíveis, José Ricardo elegeu materiais interessantes para revestir as paredes e o piso, além de desenhar os detalhes de marcenaria embutida especialmente para esse apartamento. Assim, as peças decorativas atuam mais como um complemento do cenário arquitetônico, e não como protagonistas.

Os tons neutros dominam o décor, pontuados por elementos em cores vibrantes, criando um divertido contraste. O cinza urbano se acende com os móveis em vermelho e os detalhes em roxo - como na estrutura de marcenaria que abriga a televisão. Para completar a estética moderna do apê, rasgos de luz atravessam os ambientes e trazem uma iluminação indireta e inusitada.